Notícia do falecimento do Pai do Padre Vasco Alves

Tendo sido informado do falecimento do Pai do nosso colega e amigo Padre Vasco, inform que o funeral vai decorrer amanhã dia 2 pelas 17.30h em Cimbres-Armamar.
Quem quiser acompanhar o nosso colega neste momento particularmente difícil deverá seguir a estrada Lamego-Tarouca e seguir a indicação para Cimbres.
O subdiretor do AEResende
António M. Carvalho

Nota: O site do agrupamento e aplicações de comunicação não estão disponíveis

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário

curso “Práticas eficazes no ensino da escrita”

Práticas eficazes no ensino da escrita | FPCEUP

Formação  |  Até: 14 de Abril de 2013

O Serviço para Educação Contínua (SEC) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto promove, de 15 de abril a 14 de maio de 2013 o curso “Práticas eficazes no ensino da escrita”, destinado especialmente para professores do ensino básico (1º, 2º, e 3º ciclos) e secundário, psicólogos e outros profissionais interessados pela temática.

Esta ação de formação tem a Coordenação Científica do Professor Doutor Rui Alexandre Alves e as sessões serão ministradas pela Mestre Teresa Limpo.

Neste curso serão apresentadas diferentes práticas que a investigação tem demonstrado serem eficazes na promoção da escrita de alunos no ensino básico e secundário. Nomeadamente, será discutida e treinada a implementação em sala de aula de práticas para promover processos básicos (e.g., fluência), superiores (e.g., planeamento), e gerais (e.g., autorregulação).

Acreditado pelo CCPFC com 1,2 UC’s para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

 

Mais Informações/inscrições: SEC – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Rua Alfredo Allen, s/n, 4200-135 Porto www.fpce.up.pt/sec Tel: 226 061 890 E-mail: sec@fpce.up.pt

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário

Atividades Páscoa

Estão aí os programas de férias de Páscoa do Jardim Botânico do Porto a realizar de 18 a 22 e de 25 a 29 de Março, destinados a crianças entre os 6 e os 12 anos que se interessam pela Natureza.

Numa base diária ou semanal, são diversas as possibilidades oferecidas (o almoço está incluído). Teatro, construção de narrativas, jogos, atividades de laboratório, “fábrica” de perfumes e peddy-papers são alguns exemplos daquilo que preparamos, abordando conceitos relacionados com a Biologia, a Botânica e a Literatura, tendo como ponto de partida elementos e situações presentes no Jardim Botânico do Porto.

Mais informações e inscrições on-line em: http://jardimbotanico.up.pt/servicoeducativo/ (secção atividades).

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário

Novas metas curriculares-consulta pública

As propostas das Metas Curriculares destas disciplinas encontram-se disponíveis no portal da Direção-Geral da Educação (DGE) http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias&noticia=390 e estão em consulta pública até ao próximo dia 25 de março.

Os contributos deverão ser enviados para o endereço de e-mail: metas.curriculares@mec.gov.pt

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário

Abertura da Escola Secundária Resende

Concluída a 1ª fase da requalificação da Escola Secundária de Resende, Dom Egas Moniz, em Resende a parquescolar considerou estarem reunidas as condições para iniciarmos o 2º período nas novas instalações. Para registar o momento, hoje pelas 15.00 h depois dos alunos conhecerem os seus novos horários, ouvirem do Diretor a mensagem sempre necessária e se içarem as bandeiras no pátio da entrada da Escola, vamos receber uma visita do Sr. Presidente da Câmara de Resende e concerteza da Sr.ª Diretora Regional da Educação, do projetista e representantes do dono da obra, a parquescolar e do empreiteiro, Hagen.

Depois de um ano de atraso em que vimos com grande preocupação a concretização do projeto de requalificação, depois de assegurarmos a todos os que sofreram com as condições de funcionamento provisórias, que aliás vão continuar,depois de muitas reuniões em que participamos para pensar este projeto, depois de assinarmos acordos de planos funcionais que não foram respeitados, depois de vermos as nossas expetativas de requalificação do pavilhão desportivo goradas, depois de contermos muitas refilisses e comentários de velhos do Restelo, depois de vermos a permissividade da aceitação da obra, é com satisfação que vamos, ainda compartilhando com o empreiteiro alguns espaços, receber esta nova Escola que trará dignidade à Educação no Concelho e à concretização da Missão da Escola assim como ao papel desempenhado por todos os seus agentes.

Obrigado a todos os que connosco estiveram e nos compreenderam. Esperamos que no final do ano letivo possamos fazer a festa da inauguração da Escola.

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário

Votos de Bom Natal do AEResende

agrupamento Natal

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário

Imaginário de Natal – Atelier de Orientação Vocacional

A todos os jovens do 9.º e do 12.º ano

O Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional ao Longo da Vida da FPCEUP apresenta uma proposta interessante para jovens que desejem ocupar uma parte das suas férias de Natal de um modo diferente. No atelier “Imaginário de Natal”, os jovens terão a oportunidade de realizar um processo intensivo de Orientação Vocacional com base em atividades de exploração ligadas aos temas e motivos típicos da quadra natalícia.

Este ano, o projeto inclui um atelier destinado a jovens do 9.º ano e outro destinado a jovens do 12.º ano.

Datas: Todos os dias da semana que antecede o Natal (17 a 21 de dezembro), entre as 9h30 e as 12h30.
Duração das sessões: 3h
Preço: 75€ pela totalidade do processo
Inscrição: Através do Secretariado de Consultas de Psicologia (Eva Barros), presencialmente ou por telefone (220 400 600) ou através da página http://www.scpovlv.wordpress.com/imaginario

Cumprimentos,

Vítor Silva

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário

3.º Congresso sobre o Abuso e Negligência de Crianças

Numa organização conjunta da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Criança Maltratada e Negligenciada e do Instituto Nacional de Medicina Legal, irá decorrer de 18 a 19 de janeiro de 2013, no Centro de Investigação Médica da FMUP, o 3.º Congresso sobre o Abuso e Negligência e Negligência de Crianças, subordinado ao tema “Violência Tolerada”.

Para mais informações e inscrições, consulte http://www.specan.org/content.php?pagename=3congresso

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário

O CIIMAR na Escola

Concebido de forma a aproximar a comunidade científica e o público escolar, “O CIIMAR na Escola” consiste numa plataforma online de acesso livre, onde se disponibiliza gratuitamente a professores e educadores um conjunto de protocolos experimentais desenvolvidos e testados em laboratório pelos investigadores do CIIMAR. Cada protocolo propõe uma atividade experimental relacionada com a área das Ciências Marinhas e Ambientais, que pode ser adaptada ao plano curricular das disciplinas das áreas das ciências biológicas nos diferentes níveis de ensino.
O portal disponibiliza ainda uma oferta de palestras destinadas ao público escolar. Estas sessões, totalmente gratuitas, serão realizadas na sala de aula por investigadores do CIIMAR e abordarão temas variados das Ciências Marinhas e Ambientais, inseridos nas áreas de investigação do CIIMAR

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário

Campeonato Mundial Escolar de Voleibol Escolar ISF 2014

Este evento, que decorrerá entre os dias 9 e 17 de abril de 2014, terá como anfitriãs as cidades de Espinho e Santa Maria da Feira e contará com a presença de 32 equipas masculinas e 32 femininas, perfazendo um total aproximado de 950 participantes, em representação de cerca de 36 países. Será, na modalidade, a maior organização mundial que jamais Portugal organizou.

Para a obtenção deste resultado e daquilo que ele traduz de reconhecimento internacional relativamente à credibilidade da política de Desporto Escolar que tem vindo a ser desenvolvida no nosso país, é legítimo e justo destacar o papel de parceiros desempenhado pelas autarquias anfitriãs – Espinho e Santa Maria da Feira, bem como o apoio da Federação Portuguesa de Voleibol.
Através das sinergias entre parceiros conseguimos uma candidatura vencedora e, do mesmo modo, conseguiremos alcançar o êxito do evento e obter resultados que reforcem a vontade coletiva de uma causa a defender – uma melhor Educação e um melhor Desporto -, constituindo-se o Desporto Escolar um meio de excelência.
A organização deste evento irá, estamos certo, projetar internacionalmente o Desporto Nacional e promover Portugal.

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário